IMC
O que é o IMC?
O IMC foi inventado no 19° século e é um índice que permite a avaliar o físico de uma pessoa. Este índice é reconhecido pela OMS -
Organização Mondial da Saúde. O IMC também permite estimar os eventuais riscos para a saúde.
Quais são os parâmetros necessários para calcular o IMC?
O peso e a altura são os dois parâmetros usados para calcular o IMC. O cálculo é simples: corresponde ao peso dividido pelo quadrado da altura
(IMC = peso em kg/altura² em m). O número obtido dá uma ideia do físico o eventual sobrepeso ou obesidade do adulto, homem ou mulher.
Em inglês, fala-se de
BMI (Body Mass Index).
O que é um IMC normal?
Um
IMC normal está entre 18,5 e 25. Abaixo de 18,5, a pessoa é considerada demasiada magra. Acima de 25, a pessoa tem peso a mais. A partir de 30, já é considerada obesidade.
• IMC < 18,5 kg/m² : abaixo do peso
• 18,5 < IMC < 24,9 : peso normal
• 25 < IMC < 29,9 : acima do peso
• 30
• 35
• IMC > 40 : obesidade mórbida
MEU IMC
IMC < 18,5 kg/m² : abaixo do peso
O peso da pessoa é demasiado baixo em relação à sua altura. Este baixo índice de massa corporal (IMC) pode ser uma consequência de uma patologia que pode expor a pessoa a vários riscos para a saúde (carências, anemias, osteoporose…)
18,5 < IMC < 24,9 : peso normal
O peso da pessoa é adaptado à sua altura. O IMC é perfeitamente normal. Só é necessário manter uma
alimentação equilibrada, sem excesso de gordura, e praticar regularmente uma atividade física para manter um peso ideal.
25 < IMC < 29,9 : acima do peso
O peso da pessoa começa a ser demasiado alto em relação à sua altura. A longo prazo, um IMC alto pode ter consequências na saúde. O
excesso de peso aumenta o risco de apanhar várias doenças.
IMC > 30 : obesidade
O peso da pessoa é demasiado alto em relação à sua altura. Do ponto de vista médico, a obesidade é um excesso de gordura que tem um impacto na saúde. Existem 3 estados de
obesidade: obesidade (de 30 a 34,9), obesidade severa (de 35 a 39,9) e obesidade mórbida (acima de 40).
IMC Homem / IMC Mulher qual é a diferença
A formula usada para calcular o IMC de uma mulher e de um homem é a mesma.
O sexo não é um parâmetro levado em conta no calculo. Aliás, é um dos únicos índices que não leva em conta o sexo.
Isto dito, em função dos casos, um IMC similar pode destacar duas
morfologias diferentes. É possível que uma pessoa magra e grande tenha o mesmo IMC que uma pessoa pequena com peso a mais. Da mesma forma, um homem com muito músculo que pratique imenso desporto terá um IMC alto, sem ter realmente peso a mais. O IMC Homem, neste caso, não é revelador.
O problema também existe quando se trata da mulher. De facto, a mulher tem tendência a ganhar peso em certas fases da vida (gravidez, menopausa). O cálculo do IMC das mulheres não é adaptado em caso de gravidez ou em outros casos, segundo a idade da pessoa.